Encontrado em mr-cup.com

O que é WEB Branding Multimarca?

Como fazem alguns que admiro, melhor começar a falar o que WEB Branding Multimarca não é.

Por exemplo, WEB Branding Multimarca não é uma ferramenta automática de marketing digital, na qual todas as peças do sistema foram pensadas e programadas para seguir um script das cabeças que o pensaram. (embora seja importante ressaltar que mesmo uma aplicação baseada em sistemas lógicos e matemáticos deva receber aprimoramento e atualizações constantes.)

WEB Branding Multimarca também não é desenvolver um website institucional baseado no brand do cliente, onde nele se implante parâmetros como um blog, lista de diretores e histórico respectivo, chat para atendimento, etc.

Mas então o que é WEB Branding Multimarca?

WEB Branding Multimarca é um desenvolvimento sistemático do brand na medida da necessidade. O que se desenvolve são os micronichos da marca ou do negócio na WEB. É como se cada um deles fosse fotografado para ser então "encenado" em separado dos demais.

As personagens são os micronichos do brand. Descobre-se por meio de entendimento que envolve percepção, feeling, associações com tendências e conhecimento do produto ou do segmento que se enfoque.

Como a Dramaturgia empresta sua gramática aqui

Na Dramaturgia, é prática corrente dissecar o instante da personagem. Quando o ator valoriza uma expressão de dor, quando grita, chora e ri quase no mesmo instante ali naquele átimo de tempo, está valorizando a vida, alma e coração da personagem que revela quem é ou o que passa na situação. Mas tudo foi pensado antes de modo geral. Está anotado no script do autor da peça ou do filme.

WEB Branding Multimarca traz essa gramática do instante dramatúrgico para ser determinante na multifacetação do brand, ou antes, em sua potencial pluralidade de atrativos - que vão gerar conteúdos específicos, úteis e atraentes para um público.

O resultado, no entanto, é a multissegmentação de público alvo, mas sem perder de vista o brand principal, que tem prevalência no processo como um todo. As integrações entre os micronichos ora desenvolvidos na WEB e o brand que "os patrocina" proporcionam coesão e inteireza a todo o processo de branding multimarca.

O valor da Responsabilidade Sociocultural de uma marca

Assim como todos os demais conceitos dessa ordem, a Responsabilidade Sociocultural deve ser uma bandeira para qualquer empresa nacional.

Quando se diz responsabilidade sociocultural nesse contexto estamos dizendo de outra forma que a marca de uma empresa pode e deve patrocinar a si própria na medida em que o que na verdade está fazendo é autovalorizando o que faz de bom para a sociedade, para a cultura, para o conhecimento, e para as pessoas que tiverem acesso ao conteúdo desenvolvido nos nichos do seu brand que então passa a ser multi - por isso multimarca.

storytelling

Vantagens de ser multimarca na WEB

A WEB revolucionou a comunicação de tal forma que de veículo como mídia que transmite conteúdo passou também a oferecer uma profusão de aplicativos e ferramentas para a produção de conteúdo e sua propagação em níveis gigantescos quase imensuráveis.

Ser multimarca nesse universo imenso torna-se um modo peculiar de atrair e formar públicos segmentados que vão convergir estrategicamente para as soluções ou produtos oferecidos pela marca principal. É esta que detém os direitos sobre a própria existência do que está gerando para o mercado como referencial do que produz ou vende.

Os benefícios de multiplicar-se na internet são claros, e isto pode ser sentido como:

  • Atuação: o negócio tende a ampliar-se consideravelmente pois aquilo que eram duas mãos viram 10 dedos que viram tentáculos fortes, prontos a agarrar as oportunidades daquele nicho em especial, ou seja, transformar leads (interessados no assunto em geral) em potenciais clientes da marca.
  • Relevância: é um termo bastante usado em internet marketing que dá o diapasão aqui do sentido que buscamos traduzir. Ser relevante para uma marca é se converter em multimarca, isto é, ter modos diferentes de falar a seu público, priorizando entretê-lo com assuntos e temas provenientes dessa multifacetação de seu nicho ou segmento.
  • Mensuração Estratégica: os resultados poderão ser sentidos de uma forma bem mais inteligente. Em que nicho de conteúdo há maior fluxo de visitantes, ou como o que se tem produzido tem conseguido atrair ou não públicos variados e assim por diante. Abre-se aqui a possibilidade de medir audiência, interesse, público, entre outros.
  • Expansividade do brand: uma dedução lógica no mundo tecnológico é se criar na especificidade. É com essa atitude de pensar que se tem criado inúmeros e úteis aplicativos que se interconectam com outros tornando tudo rápido e eficiente. Com WEB Branding Multimarca, a empresa ou negócio não é mero espectador das mudanças, mas a própria mudança que se atualiza enquanto produtora de conteúdo relevante para seu público. O que é transformável a partir do que acontece no mercado em que está situado o brand ganha força no processo de segmentação proposto. Ser multimarca para um brand é expandir-se em direções multifacetadas ajustando-se no entanto às mudanças rápidas promovidas pela tecnologia.

Isso é o bastante para ser multimarca?

É preciso ter em conta que vivemos uma era de transformação constante. Nada mais se sustenta em termos de durabilidade da informação quando temos em mira sua própria natureza que é cada vez mais volátil. Com a informatização crescente e sistemática e sem durabilidade no tempo, não se vê o fim do túnel que parece cada vez mais distante e inatingível. Vê-se uma grande quantidade de produção de conteúdo de todos os matizes, por isso a necessidade de se construir um forte ou um porto seguro.

Na WEB dá-se vazão a formas e layouts. O web design alcança hoje seu mais alto status na medida em que há uma estética do próprio design, levando-o à categoria científica do observável e comprovável.

No mundo científico é assim: observa-se e, diante da constatação do fenômeno físico, comprova-se alguma coisa de sua existência.

Assim também o é com o design. Vemos isso no "feitiço" que a fotografia, o cinema, e a própria mídia impressa conseguem quando usam o design como elemento essencial para atrair atenção e confiança de seus públicos.

Isso significa, em termos genéricos, que texto não se sustenta por si só mais na era da informação. Por mais paradoxo que isso seja, a informação em si é o mais relevante, porém divide o pódium com imagens, gráficos, desenhos, avatares, etc.

O equilíbrio nascente entre palavras e imagens

WEB Branding Multimarca é um projeto a médio e longo prazo mas com efeitos a curto. Isso só é possível porque na sua base de implantação se pensa os micronichos do brand em termos de conteúdo e continente, isto é, pensa-se em como costurar palavras e imagens dentro de websites atraentes que se ajustem ao perfil de cada micronicho, o qual será um daqueles dedos-tentáculos do brand principal.

A verdade é que há uma estética e uma gramática que se determinam no fazer WEB, e isto para um brand vai ser determinante também, se se souber usar o conceito de multimarca com destreza e foco.

Como fazer WEB Branding Multimarca

Uma empresa pode treinar sua equipe de redatores, marketing, programadores e web designers, mas o que vale mesmo é ter antes de tudo um olhar estratégico para encontrar os micronichos de sua marca ou negócio. Depois, sim, viria a consecução prática com a equipe de realizadores.

A arte aqui consiste em fotografar/radiografar partes que vão se constituir em unidades centrais do brand. Por isso a necessidade de se radiografar os potenciais nichos da marca.

É possível estruturar com custos acessíveis os recursos necessários para colocar em prática a pluralização do brand, no entanto, o valor está na criatividade e na eficiência de quem participa do processo.

O eBook WEB Branding Multimarca traça um plano de ação para se colocar em funcionamento a sistemática da transformação que se opera na multifacetação do brand em micronichos relevantes, ou o brand tornado multimarca.

Vale ter em mira que o que vai fazer a diferença nessa potencialização do brand de uma empresa ou negócio é a determinação do foco. Pode demorar um pouco para obter resultados, mas quando eles veem traz na bagagem a solidez da base que foi plenamente planejada e determinantemente desenvolvida enquanto brand. Ser multimarca é, no fim, ser muito mais que produtor; é ser polivalente com seu público.