CIP One HR by Alexander Klement

10 Ferramentas úteis para edição de conteúdo

Se há uma coisa que parece consensual no mundo de hoje é que a tecnologia não tem limites. Se é apenas um jogo de palavras, não importa aqui. O mais relevante mesmo está em que se pode operar com máxima eficácia na WEB, principalmente quando se opera com certas ferramentas bem úteis para a edição de conteúdo.

 homem e as ferramentas

Que tal uma lista organizada?

Para facilitar um pouco, penso que se possa apontar algumas poucas mas úteis ferramentas que auxiliam na criação e edição de conteúdo WEB.

  1. Minimalist Markdown Editor: trata-se de um add-on do Google Chrome muito atraente para quem preza um texto bem organizado na página WEB. Baseado numa gramatica própria por assim dizer, "markdown sintax",(que talvez aqui possa ser traduzida como uma linguagem reduzida de marcação), ela permite que um redator tenha um caminho facilitado na medida em que se pode ver lado a lado o que se escreve e como vai ficando o texto estilizado. Na realidade, essa linguagem de marcação permite a marcação de estilos usando poucos símbolos (#, >, -) os quais reproduzem títulos (headers), listas, citações, entre outras estilizações conhecidas da estética WEB. 
  2. Toon Doo: trata-se de uma ferramenta online para quadrimnhos na linha do comics. Com um propósito eminentemente educativo e lúdico, a ferramenta permite que se crie storytellers criativas e com aquele ar de comicidade inocente que encontramos nos cartoons. Basta um registro simples e já é possível começar imediatamente a usar os recursos oferecidos pela plataforma online. 
  3. Unsplesh: trata-se de um website no qual se é possível baixar imagens gratuitas em alta resolução. Como essa ferramenta há dezenas disponíveis, mas esta em particular tem um diferencial: você pode se registrar para receber semanalmente em seu email uma média de dez fotografias muitos atraentes e que podem ser usadas em posts e artigos. 
  4. Soar: trata-se de uma ferramenta que permite converter texto para áudio de forma bastante fácil e que, gratuitamente ou a baixo custo, pode se conseguir um bom resultado. A ferramenta pode ser útil em edições de vídeos e também em podcasts. Ela é simples e autoexplicativa, com até três ou quatro vozes para se escolher nas narrações. 
  5. Pixlr: trata-se de uma ferramenta online para rápida edição de imagens. Vai na linha do intuitivo e prático, possibilitando que se faça a edição de imagens sem grandes conhecimentos técnicos, bastando poucas ações por parte do editor. É gratuita e bastante útil em tarefas que exigem certa rapidez. 
  6. Shortstack: trata-se de uma ferramenta online para montagem rápida de fã pages, que podem auxiliar em divulgações no facebook e na WEB em geral. A ferramenta disponibiliza temas dentro de categorias ou seções, cabendo ao usuário levar a cabo o projeto em poucos passos. A utilização da ferramenta abrange uso gratuito e pago, e é muito útil quando se tem em mira divulgar produtos ou serviços específicos nas redes sociais, principalmente no Facebook. 
  7. Sigil: trata-se de um aplicativo open source (código aberto) que permite a feitura de livros digitais no formato padrão reconhecido por órgãos competentes. A ferramenta é de fácil utilização e com alguns conhecimentos de HTML e CSS é possível fazer ótimos ebooks. 
  8. Google Slides:ainda seguindo na linha do Google, esta ferramenta permite que se faça apresentações em slideshow, favorecendo a produção de conteúdos específicos que podem ser elaborados num formato ágil e de aprovação popular. O uso é gratuito como grande parte das ferramentas do Google. 
  9. We Video: trata-se de uma ferramenta online que oferece modalidades de uso gratuita e paga. Por sua facilidade e uso mais educativo, a ferramenta tem vários concorrentes, mas, ainda assim, no seu nicho, traz bons recursos para a produção de WEB vídeos para diferentes usos. 
  10. Infogr.am: trata-se de uma ferramenta online que permite fazer infográficos, gráficos e mapas. Com essa ferramenta é possível ilustrar diversos tipos de conteúdo, podendo levar este a patamar ainda mais qualificado. A solução oferece modalidades de uso gratuita e paga.

O universo do conteúdo WEB

Para redatores e marketeiros a WEB é bastante generosa em opções. Mas é preciso agradecer a desenvolvedores, designers, programadores e mais uma centena talvez. Nada seria possível se não houvesse boa vontade e espírito empreendedor nesses projetos que tornam a realidade de profissionais na WEB muito mais fácil, ou, ao menos, facilitada.

Sua empresa está devagar nas vendas? Então o negócio é melhorar seu sistema de atração na internet, levando leads que venham a se interessar pelo que produz. Com tanto ferramental disponível o negócio é arregaçar as mangas e desafiar a criatividade. Não fique esperando, faça acontecer!

Subscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Marketing Digital de Conteúdo Editorial