Cartooning, Character Design, Drawing por Jishnu Krishnan

A criatividade que implica sistemática

O que existe de mais espetacular no Marketing de atração é o jogo criativo que se estabelece entre aquele que observa "around" e aquele que observa "in". Em outros termos, o observador externo está de olho não apenas nas tendências, mas nas técnicas de vendas. Fazer marketing aqui é pavimentar todas as ruas que levam ao centro da observação.

 

  • Quem e o que está fazendo agora para atrair clientes
  • Como usa a estratégia criativa na aplicação de suas ações de marketing
  • Como faz para medir resultados à medida que vai implantando suas soluções
  • O que fazer de novo e melhor para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Atrair pelo que se oferece de valor

Não há negociação aqui. O cliente - e se estamos falando de Marketing Digital - na internet pode ir em busca de algo especificamente quanto pode chegar a uma página atraído por uma publicação em seu website.

Mas como podemos medir o valor de um conteúdo se cada um tem uma finalidade e alvos diferentes?

Olhar para dentro dos problemas

Se o observador externo está com os olhos no "meio ambiente" do seu negócio, deve haver no caso um observador interno que olha para a criatividade e para o novo, alinhando a visão do observador externo dentro do contexto que está trabalhando.

Vale notar que a criatividade do "Marketeiro WEB" não é estática em momento algum. Como se vive numa era volátil em que a informação é praticamente consumida em graus extremos, ao mesmo tempo perdida no mar de informações produzidas e difundidas na WEB em prazo exíguo, a função de criar aqui se estreita com à da rapidez de transmitir o que se produz.

A necessidade é a mãe da invenção

storytelling

As mudanças na internet ocorrem de forma instantânea. Quando se vê, já estamos para trás. Já tem gente fazendo diferente, aproveitando-se das tecnologias e aplicações, os serviços de nicho para a WEB, o que pode significar já estar atrás no jogo criativo entre aquelas observadores mencionados acima.

A necessidade então se cria e será preciso inventar novos meios de fazer as coisas acontecerem de um novo jeito, mas sempre tendo noção de que a atmosfera da WEB é tão fugaz quanto multifacetada. Juntar os fragmentos e montar um quebra-cabeça em que o Marketing Digital seja eficaz gerando bons e frutíferos negócios é que são elas. Não há atalho fácil, porém a criatividade é que precisa dar conta dele.